O que é proibido no Shabat.

O QUE É PROIBIDO NO SÁBADO?

 

Observando o Sábado Parte 1 
O que é Proibido no sábado? 
Por 
James Scott Trimm

Dizemos na Torá que nenhum “trabalho” deve ser feito no sábado, mas muitas vezes eu pergunto “O que constitui trabalho?”

A palavra que a Tora usa em relação às proibições do sábado, que é traduzido para o inglês como “trabalho” é a palavra hebraica melawkhaw que significa “todo e qualquer tipo de empreendimento criativo” generativo “, mudanças no meio ambiente ou em qualquer objeto”. (Levítico 23: 3; Ex. 34:21; Ex. 16: 21-30).

Mas como definimos o “trabalho”?

ELOHIM descansou da atividade criativa no Shabat (Gen. 2: 1-3). Em Is. 58: 13-14 O “trabalho” no sábado parece significar “fazer a sua vontade” ou “fazer seus próprios caminhos” ou “palavras de redação”. Assim, descansar do “trabalho” no Shabat significa descansar de atividades criativas e descansar de infligir nossa própria vontade no universo.

A Torá nos dá uma boa pista sobre como entender a palavra “trabalho” neste contexto.

A palavra m’lawkhaw (trabalho) aparece no Ex. 31: 3 referindo-se ao trabalho dos artesãos na construção do tabernáculo. Esta seção da Torá é imediatamente seguida por um lembrete para descansar do “trabalho” no Shabat (Ex. 31: 12-17). Parece então que melawkhaw no Ex. 31: 12-17 deve incluir o significado de m’lawkhaw no Ex. 31: 3. Assim, as atividades envolvidas na fabricação do Tabernáculo estão entre as que normalmente não são permitidas no Shabat.

O Mishnah quebra os tipos de tarefas realizadas na construção do Tabernáculo e a elaboração de seus artefatos em trinta e nove categorias de “trabalho” da seguinte maneira:

OS TRABALHOS PRIMÁRIOS SÃO QUARENTA MENOS UM, [VIZ .:] SOWING, PLOWING, REAPING, SHINDES DE LIÇÃO, LUMINOSO, GANHANDO, SELECCIONANDO, MOINDO, SIFTING, KNEADING, COZINHANDO, QUEIMANDO LÉSINA, LIMPEZA, HACKLING, DYING, SPINNING, ESTIRANDO OS ROSCOS , Fazer duas milhas, compor dois fios, dividir dois raios, montar e trocar, cortar dois pontos, arrasar com dois pontos, captar um cervo, derrubar ou derramar ou cortar o cabelo, cortar o seu lado , SCRAPING IT [DE SEU CABELO], CORTANDO-O, ESCREVANDO DUAS LETRAS, ERRANDO PARA ESCRIBAR DUAS LETRAS [SOBRE A ERASURA], CONSTRUINDO, PUXANDO PARA BAIXO, EXTINTANDO, KINDLING, STRIKING COM UM MARTELO, [E] REALIZANDO DE UM DOMÍNIO PARA OUTRO: ESTES SÃO OS QUARENTA TRABALHOS PRIMÁRIOS MENOS UM.
(m.Shabbat 7: 2)

Três deles são especificamente mencionados na Escritura:

1. Preparação e cozimento de alimentos.
(Levítico 23: 3; Ex. 34:21, Ex. 16: 21-30)

2. Acender um incêndio.
(Ex. 35: 3)

3. Carregando qualquer coisa fora de um “domínio”.
(Jeremias 17: 21-22)

O Talmud examina estas trinta e nove categorias, além de dividi-las em algumas sub-categorias mais detalhadas (b.Shabbat 73a-75b).

Shalom a todos.

Contato, congregacaonazareno@gmail.com