A Bênção pai… 

FB_IMG_1450120376254O povo brasileiro tinha um antigo costume. Sempre que via os pais, avós, tios ou pessoas mais velhas de grande consideração. Se pedia a “Bênção”, e os pais abençoavam os filhos. De uns tempos para cá este costume caiu em desuso. O autor deste texto não foi criado com este costume. Mas afinal de contas, o que isso significa? 

Vamos buscar esclarecimento nas Escrituras: 

Na Torah: 

Bereshit 17; 9: “Declarou também Elohim a Avraham: ‘Quanto a ti, OBEDECERÁS a minha Aliança, tú e TODOS OS TEUS DESCENDENTES, DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.”

Tradução King James Atualizada, adaptada pelo autor

Bereshit 22; 18: “Por intermédio dos teus inúmeros descendentes serão abençoadas todas as nações da terra, porquanto TÚ ME OBEDECESTE” tradução King James Atualizada

Bereshit 26; 5: Porque Avraham me obedeceu, guardou minhas ordenanças, meus mandamentos, meus princípios e minhas leis.” tradução King James Atualizada, adaptada pelo autor.

Shemot 19; 5: “Agora se ouvires a minha voz e OBEDECERDES À MINHA ALIANÇA, sereis como meu tesouro pessoal dentre todas as nações, ainda que toda a terra seja minha propriedade.”

 

No Tanach:

I Schmuel 28; 18: “Adonay te fez isso hoje, pois NÃO OBEDECESTE À SUA PALAVRA… tradução King James Atualizada, adaptada pelo autor

 

Poderíamos ainda citar inúmeros outros textos, e cabe a cada um sempre ler o contexto pois, são apenas CITAÇÕES para chegarmos a um ponto conclusivo, e este ponto é:

 

A BÊNÇÃO É PARA O FILHO OBEDIENTE, E A MALDIÇÃO OU O CASTIGO É PARA O DESOBEDIENTE!

 

Noach foi poupado,e conseguiu que sua família também fosse poupada, pela obediência, enquanto que uma geração perversa fora castigada. O obediente Yaacov acabou com a bênção, o perverso Esav com o castigo. 

Dentro deste raciocínio podemos concluir também que o fato dos filhos não pedirem mais a bênção aos pais pode estar ligado a uma decadência moral em nosso país! Os filhos são cada vez menos obedientes, ou seria melhor dizer MAIS DESOBEDIENTES!

 

Os rabinos dizem que para você vir ao mundo você precisa de 3 agentes SEU PAI, SUA MÃE E O ETERNO! Portanto, desonrar pai e mãe é a mesma coisa que desonrar ao Eterno. Por isso Yeshua haMashiach considerou tanto esta mitzvah em Marcos 7. Isto nos leva a uma séria constatação: Talvez, o país onde vivemos está se distanciando de valores da Torah, de valores do Eterno. E isto tem um significado ainda mais profundo no pensamento judaico. Lemos em obras do nosso povo como o Tanya e a B’rit Chadashá (Aliança Renovada ou “novo testamento”)  que as nossas atitudes físicas emanam de uma fonte espiritual.

O Tanya diz que as Midot (atributos) fluem de Séchel (“intelecto”). Séchel tem em si as características das “Sefirot celestes” (manifestações divinas). Portanto, todos os bons atributos que realizamos como gratidão, alegria, amor, provém de uma fonte onde o Eterno se manifesta. Ou seja, de uma forma mais simples: Reconhecemos a fonte de nossas atitudes através das próprias atitudes!

Yeshua haMashiach ensinou-nos de forma clara e profunda, isto que o Tanya bem posteriormente disse, em textos como Matityahu 7; 16 – 20 / 11; 19 / 12; 33.

 

UMA ÁRVORE É CONHECIDA PELO SEU FRUTO!”

 

Triste constatação, mas pelos frutos apresentados pelos filhos desobedientes mostra-se o distanciamento de uma geração inteira dos valores elementares da vida que constam na Torah (Instrução) do Eterno!!!

O povo de Israel tem o costume de abençoar os filhos antes da entrada de cada Shabat! E que seu filho, israelita ou gentio, seja abençoado (pois a Bênção é para o obediente) por você.

 

Bibliografia:

 

– Rabi Shneor Zalman de Liadi; Likutei Amarim Tanya Volume 1 (capítulos 1 – 17) – Comentado por Rabino Yosef Wineberg ; traduzido por Eliahu Wasserman – Editora Beit Lubavitch, Rio de Janeiro, 2013 – 5773 

Escrito por Raziel ben yosef  (Caio Gomes) Judeu Nazareno

Anúncios

Um comentário em “A Bênção pai… 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s