O Segredo dos Netsarim; haShem é amor! O que está por trás desta frase?

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Muitos se enganam ao acreditar que os Ketuvim Netsarim (Escritos Nazarenos, “novo testamento”) é originalmente grego. Os talmidim de Yeshua escreveram originalmente em língua semita, e o texto ganha muito mais sentido e riqueza na Lashon haKodesh. Vamos analisar mais uma evidência que aponta para este fato!

Por que Yochanan em sua primeira carta no capítulo 4; 8. E Shaul em sua carta a congregação de Corinto no capítulo 13 (embora não diretamente) afirmam  a mesma coisa? “Adonay é Amor!”. Com base nestas informações expandiremos em muito nossa dimensão do que representa o amor!

Os Ketuvim Netsarim, B’rit Chadashá ou como é popularmente conhecido “Novo Testamento” tem uma profundidade ímpar. São textos que, embora pareçam fáceis de ser entendidos, a ponto de muitos acharem que entenderam. Carregam sempre um segredo. Vamos vasculhar um deles, uma verdadeira pérola revelada pelos Netsarim! Capaz de não deixar que sejamos enganados.

Vamos lembrar a profissão de fé de todo judeu:

SHEMÁ ISRAEL HASHEM ELOHÊNU; HASHEM ECHAD! (ouve Israel haShem é nosso D’us; haShem é UM)

 

O valor numérico de Echad é 13; 1+3  = 4. Idêntico ao da palavra hebraica “Ahavah” (Amor)!!! OLHANDO MAIS PROFUNDAMENTE, OS NETSARIM AO AFIRMAREM QUE O ETERNO É AMOR, ELE ESTAVAM AFIRMANDO QUE  ETERNO É UM! A DECLARAÇÃO DO SHEMÁ!

ASSIM COMO O ETERNO É UM, O AMOR É UM! O AMOR É A FORMA COMO O ETERNO SE MANIFESTA EM NOSSA EXISTÊNCIA!

Yeshua haMashiach, Hilel, e é de concordância entre os Rabinos que cumprir a Torah consiste em Amor a Elohim e Amor ao próximo! O resumo daquele que se eleva e que cumpre a vontade de Adonay é o Amor! Mas amor nas Escrituras não é o amor que o mundo conhece, não se divide, ele se manifesta no homem que cumpre as mitzvot do Eterno! POR ISSO, ENTENDEMOS COM PROFUNDIDADE O QUE SHAUL QUIS DIZER EM SUA CARTA AOS CORÍNTIOS. Abaixo parafrasearei Shaul de modo que o entendimento fique facilitado.

“Ainda que eu fale a língua dos homens, até de anjos mas me faltar o Eterno, tornei-me apenas metal que soa ou um címbalo que retine. Posso ter o dom de profecia, posso sondar todos os mistérios, conhecer todas as coisas, ter muita fé – o suficiente para mover montanhas; se me faltar o Eterno, não sou nada (Salmo 127). Posso me desfazer de todas as posses, posso até entregar meu corpo para ser queimado; se eu não cumprir a Torah (amar a Elohim e amar ao próximo), não sou nada! O Eterno é paciente e bondoso, não é ciumento nem orgulhoso, não é vaidoso, rude ou egoísta, tardio em irar-se (Nm 14; 18)… A Torah (amor a Elohim e ao próximo) jamais acabará (Mt 5; 18), mas as profecias passarão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Porque nosso conhecimento é parcial, a profecia é parcial; quando, porém vier o que é perfeito, o que é parcial findará. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, argumentava como criança; agora que me tornei homem, não procedo mais de forma infantil. Porque agora enxergamos de modo obscuro por um espelho, a face menor, mas então veremos face a face. Agora conheço em parte; então conhecerei plenamente, da mesma forma que Elohim me conhece de forma completa. MAS AGORA PERMANECEM 3 COISAS: A CONFIANÇA, A ESPERANÇA E A TORAH (AMOR); A MAIOR DELAS É A TORAH (AMOR)!”

Alguém pode afirmar, mas existem dois tipos de amor, a Elohim e ao próximo!

Vejamos a opinião de Hilel: “O que é odioso para si mesmo, não faça ao seu próximo. Essa é a essência da Torá; o resto é apenas explicação.” (Talmud, Shabbat 31a)

Rashi ao comentar o versículo “amarás o próximo como a ti mesmo” afirma que o “próximo” é o próprio Eterno. De acordo com o comentarista, “O “próximo” descrito no versículo, é o próprio Eterno. O ponto é que o significado mais simples da palavra “próximo”, outro ser humano, contém um sentido oculto mais profundo, que também se refere ao próprio Elohim. Somente quando eu me despir de todo o meu egoísmo, estarei em harmonia com D’us e pronto para cooperar com seu plano para a humanidade.

Este comparativo de Rashi faz muito sentido com as interpretações de Yeshua, e de Hilel a respeito de amor. E vemos na Torah uma frase que dá esta ideia: “Adonay falava com Moshé face a face, como um homem fala com o seu próximo…” Shemot 33; 11. Talvez, na parábola do Samaritano contada por Yeshua, em Lucas 10 ele queria realmente expandir nossa visão sobre o quem é o nosso PRÓXIMO.

COM ISSO COMPROVAMOS QUE, NA LÓGICA DAS ESCRITURAS O AMOR É ECHAD, UM, E POR ISSO O ETERNO ESCOLHEU SE MANIFESTAR NESSE MUNDO COMO O AMOR. COMO DISSE SHAUL EM OUTRAS PALAVRAS, DAS 3 COISAS MAIS ELEVADAS NESTE MUNDO (CONFIANÇA, ESPERANÇA E AMOR) A MAIOR DE TODAS É O AMOR! POR ISSO, NESTA NOSSA EXISTÊNCIA, O MÁXIMO QUE PODEMOS DISCERNIR DO CRIADOR ESTÁ NO AMOR, NÃO COMO O MUNDO CONHECE, MAS NO VERDADEIRO AMOR MANIFESTO NA TORAH! EM YESHUA!

Existe um Midrash que pode nos ensinar uma grande lição:

O Midrash conta que quando o Criador desejou criar o mundo consultou os anjos para saber a opinião deles.
Um grupo de anjos viu a negatividade que existe no ser humano e opinou que a humanidade não devia ser criada.
Esses anjos “caíram”.

Alguns cabalístas creem que este Midrash ensina que quando você vê o mal no outro você cai… Mas não é isso que o Midrash ensina. É óbvio que o Eterno via o mal tanto quanto ou até mais que os anjos! O Midrash nos ensina que quando achamos que somos mais dignos de existir e achamos que o outro é pior do que nós, e indigno, descemos na escada espiritual ao achar que por nossos méritos é que nós existimos e não pelo AMOR DO ETERNO!
OS ANJOS QUE INCENTIVARAM A CRIAÇÃO DO HOMEM ENTENDERAM QUE A CRIAÇÃO E A EXISTÊNCIA É UMA DÁDIVA, UMA MANIFESTAÇÃO DE AMOR DO CRIADOR!

Escrito por Raziel Ben Yosef (Caio Gomes) Judeu Nazareno

 

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