O Judaísmo Nazareno combate as boas tradições judaicas?

historia-de-israel-aula-47-e-48-principais-tradies-e-ritos-judaicos-modo-de-compatibilidade-2-728.jpg

 

No livro de Maasey Schlechim (Atos dos Emissários) 21; 21 vemos que Shaul, quando volta a Yerushalaym, após ter visitado diversas Congregações judaicas espalhadas, é falsamente acusado de “pedir que os goym apostatem de Moshé, que não mais realizem a B’rit Milah e que não sigam as tradições…”

REPITO PARA QUE FIQUE BEM CLARO: FALSAMENTE ACUSADO

De fato, os mal intencionados quando não tem o que dizer, começam a mentir!

A grande tentativa daqueles que buscam combater a B’rit Chadashá é tentar fazer da mensagem de Yeshua e dos Talmidim algo “não judaico” e “perigosíssimo para o judaísmo”!

Porém, o observador sincero não tem dificuldade de enxergar a concordância da B’rit Chadashá com as mais antigas e boas tradições judaicas.

Os pretensos “donos da verdade”, aqueles que “foram incumbidos de desmascarar a todos”, tirar todo o cisco dos olhos dos outros, sem mexer na trave que está no seu, dizem:

“Yeshua violou o Shabat…”

Será?

“Segundo o Talmude (Mishná Shabat 7,2), são 39 as atividades que são proibidas de se fazer durante todo o Shabat. Excepcionalmente, contudo, em caso de risco de morte, quaisquer das proibições podem ser deixadas de lado, eis que o valor mais caro ao judaísmo é a vida”. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Shabat – disponível em 17/06/2017 as 23:40)

 

 

Em outra parte da Mishná, no Seder Zeraím, Tratado de Berachot 2; 6 mostra-se que Raban Gamaliel “transgrediu” uma mitsvah, banhando – se na primeira noite após o falecimento de sua esposa, por ser “sensível”. Os comentaristas entendem que em casos extremos, em que vá levar a pessoa a um grande sofrimento, ela pode sim banhar-se.

 

No mesmo livro da Mishná, no mesmo tratado, 2; 5 temos a conclusão clara dos rabinos que “alguém pode deixar de recitar o Shemá, se estiver cumprindo outra Mitzvah, e não simplesmente ocupada de seus afazeres…” SEGUNDO AS CONCLUSÕES DOS RABINOS BASEANDO-SE NA MISHNAH VOCÊ ESTÁ ISENTO DE CUMPRIR UMA MITZVAH SE ESTIVER CUMPRINDO OUTRA MITZVAH! (mishná – hebraico, tradução e comentários seder Zeraím – Tratado de Berachot; 2013 – São Paulo – SP – Associação Beneficente e Cultural Makom)

 

DIANTE DE TAIS ARGUMENTOS DO JUDAÍSMO NORMATIVO E DA TRADIÇÃO JUDAICA, PERGUNTO EU: POR QUÊ TANTO ESPANTO COM A AFIRMAÇÃO DE YESHUA:

“Ele respondeu: Qual de vós, tendo uma ovelha, se ela ao Shabat cair em uma cova, não lançará mão dela para tirá-la?
Ora quanto mais vale um homem que uma ovelha! Logo é lícito fazer o bem nos Shabatot.”
Mateus 12:11,12

 

??????

 

Diante de todos estes textos tradicionais do judaísmo normativo, vemos que a fala de Yeshua não tem nada de inconformidade com a Mishná. Quem diz que Yeshua violou ou aboliu o Shabat é um grande mentiroso ou ignorante!

Yeshua como judeu fala em uma linguagem judaica tradicional para judeus ouvirem.

 

YESHUA NÃO FUNDOU COM ISSO UMA DOUTRINA CONTRÁRIA A TRADIÇÃO VIGENTE EM SUA ÉPOCA!

 

YESHUA SÓ COMBATEU COSTUMES DO JUDAÍSMO DE SUA ÉPOCA QUANDO ESTES ERAM CONTRÁRIOS A TORAH!

 

OS TALMIDIM DE YESHUA, COMO JÁ DITO, FORAM FALSAMENTE ACUSADOS DE FALAREM CONTRA AS TRADIÇÕES! SHAUL PROVOU ISSO SE SUBMETENDO A UM VOTO NO TEMPLO (atos 21).

 

INFELIZMENTE, AS PESSOAS QUE AFIRMAM ISSO DESCONHECEM A B’RIT CHADASHÁ, DESCONHECEM O PENSAMENTO DE SHAUL. ISOLAM PARTES DE ALGUNS TEXTOS PARA JUSTIFICAR A SUA ENORME VONTADE DE MENTIR E LEVAREM AS PESSOAS A PENSAREM COMO ELES PENSAM!

Escrito por Caio Gomes, judeu nazareno.

Anúncios

Um comentário em “O Judaísmo Nazareno combate as boas tradições judaicas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s