O Judaísmo Nazareno combate as boas tradições judaicas?

historia-de-israel-aula-47-e-48-principais-tradies-e-ritos-judaicos-modo-de-compatibilidade-2-728.jpg

 

No livro de Maasey Schlechim (Atos dos Emissários) 21; 21 vemos que Shaul, quando volta a Yerushalaym, após ter visitado diversas Congregações judaicas espalhadas, é falsamente acusado de “pedir que os goym apostatem de Moshé, que não mais realizem a B’rit Milah e que não sigam as tradições…”

REPITO PARA QUE FIQUE BEM CLARO: FALSAMENTE ACUSADO

De fato, os mal intencionados quando não tem o que dizer, começam a mentir!

A grande tentativa daqueles que buscam combater a B’rit Chadashá é tentar fazer da mensagem de Yeshua e dos Talmidim algo “não judaico” e “perigosíssimo para o judaísmo”!

Porém, o observador sincero não tem dificuldade de enxergar a concordância da B’rit Chadashá com as mais antigas e boas tradições judaicas.

Os pretensos “donos da verdade”, aqueles que “foram incumbidos de desmascarar a todos”, tirar todo o cisco dos olhos dos outros, sem mexer na trave que está no seu, dizem:

“Yeshua violou o Shabat…”

Será?

“Segundo o Talmude (Mishná Shabat 7,2), são 39 as atividades que são proibidas de se fazer durante todo o Shabat. Excepcionalmente, contudo, em caso de risco de morte, quaisquer das proibições podem ser deixadas de lado, eis que o valor mais caro ao judaísmo é a vida”. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Shabat – disponível em 17/06/2017 as 23:40)

 

 

Em outra parte da Mishná, no Seder Zeraím, Tratado de Berachot 2; 6 mostra-se que Raban Gamaliel “transgrediu” uma mitsvah, banhando – se na primeira noite após o falecimento de sua esposa, por ser “sensível”. Os comentaristas entendem que em casos extremos, em que vá levar a pessoa a um grande sofrimento, ela pode sim banhar-se.

 

No mesmo livro da Mishná, no mesmo tratado, 2; 5 temos a conclusão clara dos rabinos que “alguém pode deixar de recitar o Shemá, se estiver cumprindo outra Mitzvah, e não simplesmente ocupada de seus afazeres…” SEGUNDO AS CONCLUSÕES DOS RABINOS BASEANDO-SE NA MISHNAH VOCÊ ESTÁ ISENTO DE CUMPRIR UMA MITZVAH SE ESTIVER CUMPRINDO OUTRA MITZVAH! (mishná – hebraico, tradução e comentários seder Zeraím – Tratado de Berachot; 2013 – São Paulo – SP – Associação Beneficente e Cultural Makom)

 

DIANTE DE TAIS ARGUMENTOS DO JUDAÍSMO NORMATIVO E DA TRADIÇÃO JUDAICA, PERGUNTO EU: POR QUÊ TANTO ESPANTO COM A AFIRMAÇÃO DE YESHUA:

“Ele respondeu: Qual de vós, tendo uma ovelha, se ela ao Shabat cair em uma cova, não lançará mão dela para tirá-la?
Ora quanto mais vale um homem que uma ovelha! Logo é lícito fazer o bem nos Shabatot.”
Mateus 12:11,12

 

??????

 

Diante de todos estes textos tradicionais do judaísmo normativo, vemos que a fala de Yeshua não tem nada de inconformidade com a Mishná. Quem diz que Yeshua violou ou aboliu o Shabat é um grande mentiroso ou ignorante!

Yeshua como judeu fala em uma linguagem judaica tradicional para judeus ouvirem.

 

YESHUA NÃO FUNDOU COM ISSO UMA DOUTRINA CONTRÁRIA A TRADIÇÃO VIGENTE EM SUA ÉPOCA!

 

YESHUA SÓ COMBATEU COSTUMES DO JUDAÍSMO DE SUA ÉPOCA QUANDO ESTES ERAM CONTRÁRIOS A TORAH!

 

OS TALMIDIM DE YESHUA, COMO JÁ DITO, FORAM FALSAMENTE ACUSADOS DE FALAREM CONTRA AS TRADIÇÕES! SHAUL PROVOU ISSO SE SUBMETENDO A UM VOTO NO TEMPLO (atos 21).

 

INFELIZMENTE, AS PESSOAS QUE AFIRMAM ISSO DESCONHECEM A B’RIT CHADASHÁ, DESCONHECEM O PENSAMENTO DE SHAUL. ISOLAM PARTES DE ALGUNS TEXTOS PARA JUSTIFICAR A SUA ENORME VONTADE DE MENTIR E LEVAREM AS PESSOAS A PENSAREM COMO ELES PENSAM!

Escrito por Caio Gomes, judeu nazareno.

Um comentário em “O Judaísmo Nazareno combate as boas tradições judaicas?

Deixe um comentário