Cristianismo ou Judaísmo?

Será mesmo que a mensagem de Yeshua e seus Talmidim era cristã?  maxresdefault

O objetivo desta análise é aproximar a mensagem do Judaísmo Nazareno do pensamento semita. Sabemos que por séculos, a mensagem de Yeshua foi enxergada como cristã. O resultado disto foi um afastamento quase que total entre os judeus e a mensagem de Yeshua. A maioria das pessoas pensam que Ele pregou outra religião. Logo, o gentio que se simpatizava com as Palavras do Mestre, era incentivado a ler o texto de tal forma que, se sentia obrigado a se distanciar e condenar o judaísmo. Mais do que isso, em certos momentos da história a leitura era feita de tal forma que condenava os judeus.

Nosso objetivo é que, a cada estudo esteja mais claro na mente de cada leitor que Yeshua, Shaul, Kefá, Matityahu, etc.. eram Judeus e pregavam um Judaísmo peculiar e inovador, denominado Nazareno ou do Caminho. Com isto, não queremos, nem pretendemos converter as pessoas. Mas, contribuir para que a mensagem do Mashiach seja melhor compreendida por judeus e gentios.

Para este segundo momento, escolhi uma parte importante do Talmud, Pirkê Avot (Ética dos pais). Aqui encontramos a alma, o íntimo do pensamento rabínico contemporâneo e um pouco posterior aos tempos que Yeshua caminhou. Ou seja, se a mensagem de Yeshua e de seus Talmidim for realmente judaísmo, ela tem que ter pontos em comum, ou pontos de conexão, ou melhor ainda, diálogo com os mestres da mesma época.

Discordar em certos pontos é comum, existe até um dito popular que diz “Onde há dois judeus existem 3 opiniões.”. Discordar em certos pontos, pensar diferente em alguns aspectos não podem classificar a mensagem do Judaísmo Nazareno como não judaica. E, nas próximas linhas mostraremos com a Ética dos Pais, o Judaísmo Nazareno.

Começando do capítulo II de Pirkê Avot vamos começar a fazer conexões entre os pensamentos:

  • Pirkê Avot II – 2 – “Raban Gamaliel, filho de Rabí Iehudah Há Nassí dizia: ‘É bom o estudo das leis religiosas e das leis sociais. O respeito de ambas, evita o mal. Todo o estudo que não for acompanhado duma profissão é vão e leva a desordem. Todos os que trabalham pela comunidade façam-no pelo amor a Elohim; serão assim amparados pelo mérito dos seus antepassados, a recordação de sua equidade subsistirá sempre, e as suas boas intenções serão consideradas como feitos realizados.”

Versão Sidur Completo com Tradução e Transliteração, Editora Sefer

  • B’rit Chadashá – Yaacov haTsadik (Tiago) 2; 15 ao 26 – “Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e necessitarem do pão quotidiano,e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e saciai-vos, e não lhes derdes o que é necessário para o corpo, que lhes aproveita?Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem e estremecem.Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as suas obras é estéril?Não foi pelas obras que Abraão, nosso pai, foi justificado quando ofereceu a seu filho Isaque sobre o altar?Vês que a fé cooperou com as suas obras e que pelas suas obras a fé foi consumada.e cumpriu-se o que diz a Escritura: E Abraão creu a Deus, e isto lhe foi imputado para justiça, e ele foi chamado amigo de Deus.Vedes que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.Do mesmo modo também não foi Raabe, a meretriz, justificada pelas obras, quando recebeu os espias, e os fez partir por outro caminho?Pois assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.”

Escrito por Caio Gomes

Judeu Nazareno

Tradução Sociedade Bíblica Britânica pt – Disponível em https://www.bibliaonline.com.br/tb/tg/2

Anúncios

2 comentários em “Cristianismo ou Judaísmo?

  1. Amo conhecer as raizes judaicas porque hj sei que meu Salvador é um judeu , Roma buscou de tdas as formas distanciar as pessoas que tem fé no Deus TD PODEROSO, , a reconhecer esta verdade, mas penso que a palavra se cumpri e o que esta escrito em Lucas cap 12 versos 2, 3, 4, esta se cumprindo dou graças ao meu redentor Yeshua por isso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s