Parashah 30: K’doshim (Povo Santo) 19.1-20.27

Parashah 30: K’doshim (Povo Santo) 19.1-20.27Resumo da Parashah
imagesA parashah K’doshim inicia-se com a exigência do Eterno de que os israelitas sejam santos (kadosh) em virtude dEle ser “O Santo de Ysra-EL” (Kedosh Yrae-EL). A porção da Torah enfoca mitsvot voltados para a ética prática, estabelecendo um verdadeiro “código de santidade”.
A palavra hebraica Kadosh (קדוש) significa santo que conota a esfera do sagrado que é radicalmente separado de tudo o que é pecaminoso e profano.
A santidade implica em absoluta bondade moral e perfeição. O Santo está em oposição aos profanos e, portanto, em oposição àquilo que viola a Palavra do “Sagrado, Abençoado Seja Ele”. E a “Palavra” do “Sagrado” está consubstanciada em Sua Torah que “é Santa; isto é, o mandamento é Santo, Justo e Bom” [Romanos 7.12].
E desejando a santificação de seu povo por duas vezes o Eterno faz um apelo para que seu povo escolhido guarde todos os seus regulamentos [Vaykra 19.19; 20.22] além de incorporar outros nesta porção da parashah.
O Reino de Elohim é um Reino Santo (representado pela luz divina) e sendo assim, é totalmente distinto do mundo com suas imperfeições. Como vemos em B’reshit “Elohim viu que a luz era boa, e Elohim separou a luz das trevas”[B’reshit 1.4].
Desta forma, viver sob o Reino de Elohim, ser servo de Hakadosh Baruch Hu (O Santo Bendito Seja), significa estar inteiramente separado do comum, do habitual e do profano, uma separação daquilo que é mundano, banal, comum ou mal. Àqueles que são chamados à Sua Presença devem ser santos e esta santidade prática resulta em santificação obtida através da observância de mandamentos.
Do estudo da Brit Hadashah, depreendemos que todos são chamados à Santidade. Os crentes no Mashiach devem estar livres do pecado, até porque o seguidor de YESHUA não está isento da santidade pessoal, visto que Ele (Yeshua), como uma manifestação do Eterno, é o mesmo Elohim de Ysra-EL ontem, hoje e eternamente. Ámen.

Escrito por ETs Uri Ben Avraham

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s