BERACHOT (BÊNÇÃOS) DOS ALIMENTOS – EM TUDO BENDIGAMOS A ELOHIM!

Berachot (bênçãos) dos alimentos – Em Tudo bendigamos a Elohim!

bnsv6168447

Em tudo bendizemos o Nome de Elohim! Shaul em sua carta aos Romanos no capítulo 14 escreve uma coisa que, a primeira vista parece estranho. No versículo 11 temos uma citação do Tanach (primeiras escrituras; “velho testamento”), uma profecia de Yeshayahu (Isaías). Um pouco a frente ele dá um argumento que, na verdade, parece contrário ao Tanach no versículo 14: “Sei – isto é fui persuadido pelo Senhor Yeshua, o Messias – que nada é impuro por si mesmo. Mas, se alguém considera alguma coisa impura, então para ele é impuro…” Será que Shaul aboliu a Torah??? Será que podemos comer de tudo e que nada é impuro??? Será que o Eterno se enganou na Torah e depois precisou de Shaul para corrigir esse erro???

R: A resposta é a mesma para as 3 perguntas: CLARO QUE NÃO! Shaul não aboliu a Torah, e vemos em diversas passagens, inclusive no capítulo 13 dessa mesma carta, Shaul confirmando a Torah ao afirmar que o amor é sua plenitude! Vale citar também que Yeshua O MESSIAS falou em Matityahu 5; 18 que nem um “iud” da Torah caíria enquanto existirem céus e terra. Sendo assim, é claro que o Eterno não se enganou, A Torah é excelente para o homem! E sua Palavra é Eterna! Leva a vida, e não a escravidão! O problema é que as pessoas isolam o contexto das falas de Shaul, que tem um raciocínio complexo, e vivem formando heresias. Quando Shaul está falando de comer tudo ou não, é claro que ele não está falando de carne com sangue e/ou de animal sufocado por exemplo, pois sendo assim ele estaria contradizendo a decisão conjunta dos discípulos em Maasey Schlechim (Atos dos Emissários) 15, decisão aliás que ele fez parte. Também é claro que ele não falava de animais impuros pois como Shaul mesmo disse em Romanos 7; 12 “A Torah é santa”! Sendo assim percebemos que ele falava de um velho cisma que existe dentro do judaísmo entre vegetarianos e não vegetarianos. Yeshua também falou da pureza de todos os alimentos em Yochanan Marcos 7. Porém Yeshua falava em um contexto judaico, e dizendo que os alimentos eram puros mesmo sem fazer a Netilat Yadaim (lavagem ritual das mãos, tradição do judaísmo), e é especificamente este ritual que Yeshua critica e não a casherut (alimentação lícita da Torah). Tanto Yeshua quanto Shaul sempre deram respaldo e defenderam a Torah!

Defendendo a Torah automaticamente você não abre precedentes para se comer qualquer coisa. Automaticamente se defende o Shabbat como um dia especial. Automaticamente considera-se as festas dias especiais. Portanto, quando vemos Shaul conversando com as congregações temos que entender em primeiro lugar que ESSAS CONGREGAÇÕES, AINDA QUE COM MUITOS GENTIOS ERAM JUDAICAS NAZARENAS! SEGUIAM A TORAH!

Portanto, com esta ótica temos que ler os textos e entendermos o que realmente estes querem dizer. Seguem abaixo algumas berachot (bênçãos) sobre os alimentos.

Sigamos o conselho de Shaul e em TUDO BENDIGAMOS A ELOHIM!  

Berachá (Bênção) sobre os vegetais:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, borê peri haadamá. Bendito és Tu, A-do-nai, nosso Elohim, Rei do Universo que cria o fruto da terra

Berachá (Bênção) sobre o vinho e/ou suco de uva natural:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mélech haolam, borê peri hagáfen. Bendito és Tu, A-do-nai, nosso Elohim, Rei do Universo, que cria o fruto da vinha.

Berachá (Bênção) sobre os diversos tipos de alimentos:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mélech haolam, borê peri hagáfen. Bendito és Tu, A-do-nai, nosso Elohim, Rei do Universo, que cria o fruto da vinha.

Berachá (Bênção) sobre o pão:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mélech haolam, hamôtsi lêchem min haárets. Bendito és Tu, A-do-nai, nosso Elohim, Rei do Universo, que faz sair pão da terra

Escrito por Caio, Nazarenos SP

Anúncios

Um comentário em “BERACHOT (BÊNÇÃOS) DOS ALIMENTOS – EM TUDO BENDIGAMOS A ELOHIM!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: