Parashat VAYELECH (Ele foi)

Por Ha Tikvah Ben Avraham.

moises-e-os-10-mandamentos
Shalom chaverim, nesta parasha analisaremos alguns tópicos que existem nela.

Moshe se foi, ele foi pra onde? Resposta, ele foi estudar a Torah com Yehoshua.

Com isto aprendemos o que Yeshua disse, E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos. Marcos 9:35

O nome do Mashiach de Israel é Yeshua HaMashiach que em hebraico tem o significado de, o Eterno salva. O nome do Salvador não foi escolhido pelos pais do Mashiach (Messias), mas sim pelo próprio YHWH, que enviou um anjo para anunciá-lo a Yosef (José). Vejamos.

“Yosef [José], filho de David, não tenha medo de receber Miryam [Maria] em sua casa como mulher, pois o que foi gerado nela procede da Ruach HaKodesh [espírito de santidade ou Espírito Santo]. Ela dará à luz um filho, e você lhe chamará YESHUA, porque ele salvará seu povo dos pecados dele.” (Matityahu/Mateus 1:20-21).

Dai extraímos o porque Moshe mudou o nome de Osheia (Oseias) que era Josué para Yehoshua, o nome de Osheia (Oseias) significa (Salvação). Ou seja, quando Yehoshua entrasse na terra prometida, alguns poderiam alegar que foi Yahoshua que os salvou, dai Moshe simples e humilde e sábio mudou o nome dele para Yehoshua que significa o Eterno salva. Então conclui-se que Yeshua ou Yehoshua tem o mesmo significa (O Eterno salva) e isso aponta para o Mashiach que salvará o seu povo e ocupará a terra prometida na sua totalidade.

O nome Yeshua esta em alguns escritos como Ketuvim Netsarim, o manuscrito siríaco kuretoriano do seculo 2, a peshita do seculo 4 o peshito seculo 5 manuscrito de Manser seculo 16 o manuscrito hebraico de Shentor e Nutier, todos usam o nome Yeshua.

Nesta parasha Moshe ratifica que todos devem estudar a Torah, tando homens quanto mulheres. Infelizmente alguns Judeus ortodoxo e tradicionais proíbem as mulheres de ouvirem a Torah. Temos alguns exemplos na Torah e no Tanah que algumas mulheres eram profetas e estudavam a Torah, Débora era uma juizá de Israel  Juízes 4:4 Mateus 14:21 Atos 1:14 Atos 8:12  os estrangeiros devem estudar a Torah êxodo 12:48 a 49 números 9:14 15:15 a 16 levítico 24:22.

A Mishinah afirma! Quanto mais Torah mais vida.Quanto mais conselho mais entendimento, quanto mais caridade mais paz. E o testemunho é este: que Elohim nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 1 João 5:11 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Elohim não tem a vida. 1 João 5:12 Yeshua é a Torah viva.

O Eterno mandou vários sinais em Israel para comprovar que Yeshua é o Mashiach de Israel. O lenço vermelho que era amarrado no chifre do animal, a vaca que deu a luz a um cordeiro, a porta do templo que se fechou e dizer que o Eterno estava indo embora, e por isso não existe mais o templo, carruajem de fogo que as pessoas de Yerushalaim viram, em shavuot ouviram-se vozes vinda do templo, houve um profeta que profetizou que viria maldiçoes para o povo de Israel, e a cortina do véu que se rasgou.

Esse é um comentário básico da Parashá Vayelech .

Alguns assuntos foram tirado do site Judaísmo Nazareno escrito por Tsadok, e do livro judaísmo nazareno.
Anúncios

Um comentário em “Parashat VAYELECH (Ele foi)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s