Parashat HAAZINU

de

Resumo da Parashá

conteúdo

Quase toda Parashat Haazinu é uma música, escrita na Torah em duas colunas paralelas. Moshe convoca os céus e a terra para serem testemunhas eternas do que acontecerá com o Povo Judeu se eles pecarem e não cumprirem a Torah. Ele lembra a nação a examinar a história do mundo, e perceber como o Povo Judeu é resgatado de ser destruido em todas as gerações – que Hashem controla os eventos mundiais para que Bnei Ysrael cumpram seu destino como Seus mensageiros no mundo.

A bondade de Hashem é tanta que Israel deve ter gratidão eterna, não apenas por nos ter sustentados no deserto, por nos ter levado a uma terra de grande abundância e também por ter derrotado seus inimigos. Porém, essa fartura física leva o povo a se sentir satisfeito e focalizado em si e a abusar desses prazeres. Prazeres físicos corrompem a moral da população. Eles servem ídolos vazios e deuses sem poder e se perdem em todos os tipos de depravação. Então, Hashem deixará que nações sem moral subjugue Israel e os disperse pelo mundo. Porém, usando o simbolismo de açoite, a Torah ensina que Seu único propósito é castigar o povo. Quando esses povos pensam que devido ao seu poder eles dominaram Israel, Hashem os lembrará que eles não são nada mais do que um instrumento para fazer Seu desejo.

O propósito do Povo Judeu é fundamental – que o homem conheça seu Criador. Nem exílio ou sofrimento pode romper a conecção de Hashem com Seu povo, e eventualmente na redenção final essa proximidade será restabelecida. Então Hashem direcionará sua raiva contra os inimigos de Israel, como se fossem Seus inimigos, sem mostrar piedade aos torturadores de Seu povo. Hashem entrega seu último mandamento a Moshe: para que ele suba o Monte Nevo e lá reuna seu povo.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s